domingo, 27 de julho de 2008

The Pursuit of Happyness

People of this world,

Com menor frequência do que desejaria, mas cumpro a vontade de escrever, de pensar, de transmitir em palavras o que os sentimentos ou os actos não têm conseguido sempre fazer.

Cruzei-me com uma quote que gerou em mim um pensamento e uma recordação:

"There are lots of ways of being miserable, but there's only one way of being comfortable, and that is to stop running round after happiness. If you make up your mind not to be happy there's no reason why you shouldn't have a fairly good time."
Edith Wharton, The Last Asset, 1904
US novelist (1862 - 1937)

Como vai precisamente ao encontro de algo em que acredito piamente, desde há relativamente pouco tempo, gostei do sorriso que ler este quote, aquele sorriso de quem reconhece algo que nunca viu antes (se me é permitida a expressã0).

A felicidade não é mesmo um destino. Ou tão pouco algo para o qual se "trabalha" para alcançar. Não é uma meta. Está na viagem, no dia-a-dia, nos pequenos momentos. É verdadeiramente algo que se analisa ao longo de uma linha temporal, algo que surge por vezes quando menos esperamos, e que pode durar meio segundo ou um fim-de-semana inteiro.

Fazendo este exercício torna-se mais fácil de perceber ;)

Se morresse hoje, ao longo de toda a minha vida fui alguem feliz? Sim, diria que o balanço era positivo, não muito, mas claramente positivo.

Se dos 19 a0s 23 fui feliz? Não. De todo. Foram os piores anos da minha vida, e apesar de altamente definidores e que hoje lhes devo e retiro muito das maiores lições da minha vida, mas "feliz" não fui.

Mas e quando estou à mesa com os meus melhores amigos e um deles diz uma barbaridade épica? Ou quando aquele filme (ver abaixo mas é um de vários) me acompanha durante duas horas; Aquele sorriso timido de uma "desconhecida" que se vai "conhecendo"; A música inebriante que saiu ontem à noite; and so on and so on... Acho que já dá para perceber o que quero dizer, o que sinto, aquilo em que acredito.

A felicidade é feita de momentos. Observem-nos mais. Stop and acknowledge them. Cherish them. Nurture them. Make them reproduce ;) But above all? Convince yourself that they're the ones that should lead the decisions in your life...
(e sem "caguice" nenhuma, até acho que esta frase tem quote potential!! Acho que vou mandar para o iGoogle! hehehehe)

Mas entretanto fica aqui o conselho de um filme, já visto há muito tempo, baseado numa história verídica, e que explica que o título deste post não tem uma "gralha" ;)

Enjoy - http://www.imdb.com/title/tt0454921/

PS - Estou na dúvida se este "puto" (filho do Will Smith) não ganha ao "puto" do Jerry McGuire em amorosice!! LOL. But that's just me being delico-doce. I promised I'd stop. Sorry ;)

2 comentários:

Mar disse...

Deixo-te uma outra quote para a tua pursuit of happyness ;)

"Never refuse an invitation, never resist the unfamiliar, never fail to be polite and never outstay the welcome. Just keep your mind open and suck in the experience. And if it hurts, you know what? It's probably worth it."

Anónimo disse...

Eu resumo ao "básico": CARPE DIEM
:)